Sessão de leitura online da ECSA estimula criatividade e imaginação de alunos

 

As sessões de leitura do ECSA ganharam um novo cenário com as aulas virtuais, em decorrência das medidas de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A atividade que já era uma prática da escola para as turmas do Ensino Fundamental I, agora acontece diretamente de casa, mantendo o objetivo de estímulo à criatividade e leitura dos alunos. A primeira sessão foi realizada em junho e a próxima está prevista para ainda neste bimestre.

Para a professora de ECSA, Vanessa Paula Caetano, a experiência de leitura online foi muito gratificante. Na primeira sessão, os alunos do 2º ano matutino ouviram e debateram a obra “A verdadeira história dos três porquinhos”, de Jon Scieszka. A versão, que levanta hipóteses sobre o clássico da literatura infantil possibilitou diálogos engraçados entre as crianças.

“A leitura aumenta a imaginação, desenvolve a criatividade e trabalha as emoções. O hábito de ler é sem dúvidas o maior presente dado a uma criança. Adequações foram necessárias, mas tudo correu bem e as crianças ficaram felizes com esse momento que eles tanto gostam”, conta Vanessa.

A sessão foi realizada por meio da plataforma Plurall.net, utilizada pela ECSA desde o início das aulas virtuais em março. Vanessa destaca que a participação dos alunos foi intensa e que todos ficaram felizes em manter a atividade, que já acontecia em sala de aula. Como resultado da primeira sessão, a turma deve iniciar na próxima semana um novo projeto, em que os alunos serão os protagonistas responsáveis pela leitura para toda a turma. Ela pontua ainda que os pais também tiveram a oportunidade de interação e que a iniciativa foi elogiada por algumas famílias.

Conforme o calendário de atividades da ECSA, a sessão de leitura simultânea acontece duas vezes por bimestre com as turmas do Ensino Fundamental I. O próximo livro será escolhido por votação e a nova sessão comunicada aos alunos em breve.