Nossa escola

Proposta Pedagógica

A essência que fundamenta nossa escola é atender nossos alunos respeitando suas diferenças e necessidades. Para a ECSA, o conhecimento se desenvolve a partir das experiências, sendo elas que possibilitam as transformações.

A proposta pedagógica da ECSA é adequada aos objetivos de cada segmento:

EDUCAÇÃO INFANTIL

Instiga a curiosidade, a experimentação e encoraja a criança a explorar o ambiente. Oferecemos materiais não estruturados que nutrem a criatividade, ampliando sua possibilidade de experiência. Mantemos o foco nas relações, nas trocas e no convívio com o outro.

ENSINO FUNDAMENTAL I

Procura a formação de cidadãos críticos, proporcionando aprendizagem significativa que permite internalizar conceitos e pensar com criatividade e liberade. Valorizamos as interações, as trocas e o potencial de cada um.

ENSINO FUNDAMENTAL II

Nossos alunos são incentivados a ampliar as possibilidades, colocar as ideias em prática em um exercício constante de autonomia e autoconfiança. Nosso processo de ensino e aprendizagem prioriza o ensino com excelência, a inserção de novas aprendizagens e a preparação integral da criança e do jovem, visando futuros desafios.

Integral

A ECSA tem um processo educativo que atende o aluno de acordo com as suas necessidades e diferenças e por isso, para 2019, traz como proposta a ECSA Integral. O Período Integral tem como objetivo contribuir para uma formação completa e que atenda às demandas de um novo contexto, de uma nova realidade social e de mundo.

A ECSA Integral tem como intenção complementar a rotina da criança, com cuidado, priorizando o bem estar, reorganizando espaços e proporcionando seu pleno desenvolvimento. Ter opções diferenciadas para aprender é a base para a organização das atividades que estabelecem a rotina das crianças que permanecem no período integral. Não há limites na experiência proposta às crianças, afinal o que determina sua evolução é a curiosidade e a riqueza de ideias que nascem da interação entre elas.

Em grupos de Interidades, compostos por crianças da Educação Infantil (Maternal, Jardim I, Jardim II e Pré), 1º, 2º e 3º Anos e 4º e 5º anos serão propostas atividades abrangendo diferentes linguagens e contribuindo para o desenvolvimento integral do aluno.

Nossas turmas de integral serão acompanhadas permanente por professores pedagogos e professores específicos para as atividades de cultura corporal, programa de inglês, música e outras.

Estrutura

A ECSA oferece uma estrutura de 5.050 m², com espaços que auxiliam no desenvolvimento de crianças e adolescentes e possibilitam uma aprendizagem significativa.

Acreditamos que a organização e estrutura dos espaços contribuem e fazem parte de um conjunto de condições que definem a concepção que temos de ensino, de aprendizagem, de aluno e de professor. Olhar para o espaço como parte de uma estrutura nos ajuda a identificar a escola que temos. Por isso, criamos várias possibilidades de ambientes, de modo que ele atue como um terceiro educador.

Conheça um pouco mais da nossa estrutura:

Parque dos Morros


O Parque dos Morros é, antes de tudo, um espaço de socialização e exercício da coletividade. Sendo uma alternativa ao pátio do térreo, o Parque quebra a rigidez do concreto e funciona como um refúgio de área verde e luz natural. Uma ponte de madeira e diferentes texturas de solo compõem esse ambiente, que se apresenta como um espaço orgânico a ser explorado.

No Parque também são feitas atividades pedagógicas, como estudos sobre erosão e intervenções para enriquecer esse espaço. Essa área foi pensada para ser mais que apenas uma área de lazer e que permitisse aos nossos alunos serem instigados a brincar, explorar e reinventar fisicamente o espaço por meio se suas próprias intervenções.

Sala Experimental

É um espaço onde os alunos da educação infantil têm liberdade de escolher o que querem fazer, com a observação do professor. Os três pilares que regem a Sala Experimental são: desafio, investigação e liberdade de escolha. A Sala Experimental propicia momentos de descoberta, onde o aluno pode experimentar práticas e vivências que serão importantes para o seu desenvolvimento intelectual e social.

Dentre a variedade de espaços que compõem a Sala, podemos destacar: o ateliê (onde o aluno pode expor sua criatividade através de variadas práticas artísticas), o canto dos espelhos (que possibilita a aquisição da consciência dos limites do próprio corpo, diferenciação do eu e do outro e construção da identidade), o canto da casinha (que propicia vivências sociais conectadas com a realidade das crianças), a mesa de luz (onde os alunos experimentam a descoberta de objetos por ângulos diferentes), o canto da leitura e outros espaços mutáveis que são instalados periodicamente.

Biblioteca

Um espaço onde os alunos desenvolvem projetos e são incentivados a criar o hábito da leitura. A Biblioteca proporciona que o aluno faça empréstimos ou leia na hora dos intervalos obras das mais variadas vertentes e que atendem aos mais diversos gostos, passando dos clássicos literários até os gibis. A partir da vivência nesse espaço, diversos projetos são criados ao longo do período letivo, como os de indicação (para que os alunos indiquem e conversem sobre suas obras favoritas), produção textual, sessões simultâneas de leitura, dentre outros.

 

Sala Tech

A Sala Tech tem como objetivo promover a criação e a investigação, construindo, fabricando e estimulando o desenvolvimento de tecnologias, através de ideais e soluções com potencial de transformação social. O espírito desse espaço tem forte inspiração no movimento do “faça você mesmo” da Cultura Maker, e ao uso da Robótica Educacional na Plataforma de Prototipagem Arduino, que trabalha com a eletrônica e código de programação. O movimento da Sala Tech leva o aluno a “pensar fora da caixa”, buscar soluções criativas e saber aproveitar recursos tecnológicos, atrelado ao conhecimento adquirido em sala de aula. Integrada à Sala, também temos o Laboratório de Ciências, um espaço dedicado à investigação científica, que conta com amostras, aparelhos de microscópio, reagentes químicos, etc.

Salão e Cantina

Nos preocupamos com a saúde das nossas crianças e adolescentes, por isso a Cantina não vende alimentos fritos, nem refrigerantes, balas ou chicletes. O Salão também funciona como um espaço de convivência, sendo um ponto de eventos da Escola.

 

Sala de Música

Ambiente criado para que o estudante possa ouvir, perceber, analisar e discutir música.  A sala proporciona momentos onde variadas formas de criação sonora e rítmica são praticadas com as crianças, através do uso de instrumentos musicais, expressão corporal, exercícios rítmicos, canto e dança.

 

Quadras Esportivas

Espaço para desenvolvimento físico em benefício da saúde, onde são praticadas diversas modalidades esportivas. A proposta é aprimorar e desenvolver, por meio do esporte, os valores e as habilidades físicas, sociais e emocionais dos nossos alunos, de acordo com a faixa etária e de desenvolvimento psicomotor.