Eco ECSA Day promove a consciência ambiental e sustentabilidade entre crianças

“Não imaginava que uma calça jeans poluía tanto o meio ambiente”. A descoberta é do Matheus Morestchi, de 11 anos, aluno do 6º ano da Escola Chave do Saber e que apresentou um trabalho sobre o tema na 1ª edição da Eco ECSA Day, realizado nesta sexta-feira (29). O projeto encerra o calendário anual de atividades da escola voltadas para a consciência ambiental e sustentabilidade.

O trabalho sobre os prejuízos causados ao meio ambiente devido à produção de calça jeans foi um dos temas explorados pelas turmas. As apresentações abordaram também a reciclagem, com o uso de materiais descartados para confecção de objetos, peças artísticas, móveis e brinquedos, consumo consciente, preservação da fauna e flora, entre outros. Além dos trabalhos dos alunos, a Eco ECSA Day contou com apresentações dos parceiros Eco Descarte e Teoria Verde.

Uma das atividades organizadas com os alunos foi a intervenção “Monstros do Lixo”, apresentada pelo grupo de teatro SpectroLab durante à tarde. A performance faz uma crítica ao consumo de plásticos e o impacto dos resíduos no meio ambiente, afetando a vida de animais e dos seres humanos. Para a atriz Milena Machado, a consciência ambiental de muitos alunos foi o que mais a impressionou. Durante o dia, o grupo também realizou oficinas de máscaras com as turmas do Infantil, 1º e 2º ano do Fundamental I.

“Vi alguns trabalhos e apresentações e achei tudo muito legal. A iniciativa da escola é excelente por levar o tema da reciclagem, da coleta de lixo, sustentabilidade com crianças tão pequenas. É importante também incentivá-los a espalhar estas informações em casa, com os amigos e familiares”, disse.

O pai do pequeno Yuri, do 1º ano, Rogério Okawa sabe bem como é ter uma criança com consciência ambiental em casa. Ele relata que nas últimas semanas devido à participação do filho nos trabalhos para a Eco ECSA Day, a família toda foi mobilizada para separar caixas de papelão, plástico e outros materiais.

“Além de explorar a criatividade dele, a participação no projeto o fez conhecer mais sobre preservação ambiental, reutilização e outros conceitos. Esta postura desde cedo pode ajudar no futuro”, completa Rogério.

A programação do Eco ECSA Day contou ainda com apresentações teatrais e musicais, incluindo instrumentos produzidos com material descartado, rodas de conserva sobre coleta seletiva de lixo, descarte ecológico e reciclagem. Também foram oferecidas oficinas de permacultura.

Fotos: Júnior Silgueiro