“Dia dos Pets” da ECSA aborda importância do cuidado com os animais

As aulas digitais de Ciências da ECSA ganharam um dia especial com a apresentação de animais de estimação das turmas do 3º ano do Ensino Fundamental. O “Dia dos Pets” foi pensado para abordar a diversidade animal com as crianças, além de tratar da importância do cuidado e respeito à vida dos animais. A iniciativa deve ser realizada também em outras aulas com as demais turmas.

A atividade fez parte das aulas de Ciências, ministradas pela professora Kelen Cristine Roberto, que conversou com os alunos sobre temas relacionados aos cuidados com animais, conscientização sobre o abandono e maus tratos e incentivo à adoção. Na oportunidade, os estudantes conheceram um pouco mais também sobre a Declaração Universal dos Diretos dos Animais, proposta internacional que estabelece princípios para a preservação e proteção de espécies animais.

Coordenadora do Ensino Fundamental I, Eliza Duemes, destaca que proporcionar aos alunos diferentes e atrativas maneiras de construção de conhecimento já era um desafio da escola nas aulas presenciais. Com a adoção das aulas digitais, a tarefa foi redobrada.

“Os alunos adoraram a aula, pois tiveram a oportunidade não só de aprender de maneira significativa o conteúdo, mas também de apresentar aos colegas da turma aquele que traz inúmeros benefícios para o lar: alegria, alívio ao estresse, senso de responsabilidade, incentivo à prática esportiva”, acrescenta.

Aluna do 3º ano, Rafaela Carvalho, mostrou aos colegas os seus dois bichos de estimação: uma spitz alemã e uma calopsita. Ela contou que pelas diferenças entre a cadelinha Suzy e a ave, a calopsita teve que ficar em outra casa até que o cão cresça mais um pouco. Durante sua fala, a estudante aproveitou para relembrar histórias de outros animais que já teve, sempre destacando o carinho e apego aos bichinhos. “Sou aluna nova e estou amando estudar na ECSA, mesmo sem conhecer as aulas presenciais ainda”.