Alunos da ECSA já se preparam para competições de Matemática

Está marcada para 19 de março (quinta-feira) a realização das provas do Canguru de Matemática Brasil, olimpíada de âmbito internacional para alunos do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio. A Escola Chave do Saber (ECSA) já iniciou sua preparação, com aulas específicas para aprofundamento teórico e prático. Além da olimpíada de matemática, estudantes da instituição também participarão este ano de competições de Astronomia e Física.

O responsável pela preparação dos alunos da ECSA é o professor de matemática Marcos Ferreira. Ele conta que as expectativas são muito boas e lembra que desde a primeira participação na prova, em 2010, o desempenho das turmas vem melhorando. No ano passado, a escola garantiu medalhas de prata, bronze e honra ao mérito pelo resultado dos alunos.

“Temos muito orgulho de sempre conseguirmos uma medalha em todos os anos que participamos. Para este, temos um ótimo grupo que já está se preparando para a prova”, disse Marcos.

O Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual internacional criada na França e que chegou ao Brasil em 2009. Entre os objetivos está o incentivo ao desenvolvimento de conhecimentos matemáticos e a melhoria do ensino na educação básica. A prova é composta por uma fase única realizada nas escolas. O resultado será divulgado em 20 de maio, com a emissão de medalhas e certificados digitais.

Para garantir um bom desempenho na prova, a ECSA deu início às aulas preparatórias para as turmas do 4º ano do Fundamental I ao 9º ano do Fundamental II. O conteúdo programático é específico para as olimpíadas, com um material elaborado pelo professor Mário Ferreira. A escola aposta também em atividades lúdicas como xadrez e raciocínio lógico.

Outra competição de matemática com participação da ECSA neste ano é a 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas + Escolas Privadas (OMBEP). A primeira fase acontece em 26 de maio, com a divulgação do resultado final em 8 de dezembro. A ECSA participa ainda das Olimpíadas de Astronáutica (MOBFOG), Astronomia (OBA) e Física (OBF).